Contactar

Sobre o DC – Gazeta Vimaranense

DC – Gazeta Vimaranense. Guimarães de património e de modernidade, de vale e de montanha, de fábricas e de campos, de cultura e de ambiente, de preto e de branco. Historicamente remetidas por alguns autores para um episódio bélico em que as gentes vimaranenses acorreram a duas frentes de batalha, as duas caras a que aqui se alude pretendem assumir-se como os eternos dois lados de um acontecimento, de uma história, de um relato. Nada há que não tenha, no mínimo, dois lados: o oficial e o contraditório, situação e oposição, direita e esquerda. Procurar esse contraditório, esse reverso, a pergunta que se impõe perante algo que chega até nós é a função do jornalismo. Regressar às bases “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?”, mas ir além. Uma coisa nunca é apenas uma coisa. Como dizia Pessoa, “o mundo exterior existe como um actor num palco: está lá mas é outra coisa.”

O projeto DC – Gazeta Vimaranense pretende aproximar o produtor de conteúdos e o leitor, as duas caras da informação: quem informa e quem procura ser informado. Não existe um sem o outro. A confiança e o respeito do leitor conquistam-se pela veracidade, imparcialidade e sinceridade por parte de quem informa. Nesse contexto, e sempre na esperança de que as expectativas se encontrem em cada linha das páginas deste jornal digital, esclarece-se de imediato que há áreas informativas que, nesta fase, não conseguiremos abordar. O desporto, por exemplo, tema caro aos vimaranenses, terá de aguardar até poder ser tratado de forma especializada, apresentando um diferencial face ao que existe atualmente. Neste momento somos o melhor que conseguimos ser. Mas mantemos em mente que o caminho é sermos mais completos para garantirmos uma pluralidade superior.

Lançamos-lhe o apelo também a si, nosso leitor. Todas as ideias, pensamentos, preocupações e alegrias têm lugar neste (seu) espaço. Sinta-se parte do projeto e partilhe connosco o que gostava de ver retratado sobre o seu concelho. Deste lado, prometemos a melhor atenção que estiver ao nosso alcance. Contacte-nos. Pela informação, daremos a cara por si.


Estatuto Editorial

Eis os princípios pelos quais se rege o DC- Gazeta Vimaranense:

O DC – Gazeta Vimaranense é um jornal digital de âmbito local e um veículo de informação generalista e independente. Está garantido o exercício de um jornalismo rigoroso, livre e honesto, dedicado a todo o concelho de Guimarães, aos vimaranenses e às suas associações e instituições.

• O DC – Gazeta Vimaranense é um meio plural que explora os vários géneros jornalísticos e publica artigos de opinião que respeitem o estatuto editorial. Acolhe com profissionalismo os mais diversos setores da comunidade vimaranense e todas as correntes de pensamento.

 O DC – Gazeta Vimaranense promove a criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem política e empresarial, e recusa o sensacionalismo. Pauta-se pelos valores da liberdade religiosa, racial e ideológica, promovendo a igualdade de género e social.

 O DC – Gazeta Vimaranense promove o debate de ideias, sendo um espaço aberto de incentivo à intervenção social, pública e cívica. Pretende ainda pensar nas grandes questões que se colocam à sociedade vimaranense e de que forma esta se insere no contexto nacional e internacional.

• O DC – Gazeta Vimaranense luta pelo acesso sem restrições à informação. As fontes devem estar sempre identificadas, salvo se as mesmas pedirem uma discrição responsável. Salvaguardada que está a proteção das fontes, o DC – Gazeta Vimaranense recusa a manipulação e o anonimato gratuito.

 O DC – Gazeta Vimaranense compromete-se a assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa-fé dos leitores.


Ficha Técnica

Proprietário
Ana Catarina de Castro Abreu

NIF
236041223

Periodicidade
Diária

Registo na Entidade Reguladora para a Comunicação Social sob o n.º 126990

Diretora e Editora
Catarina de Castro Abreu

Morada (Editora) e Sede de Redação
Av. D. João IV, 133, 5ºDTO Trás, 4810-531 Guimarães

Colaboradores
Domingos Oliveira
Marcela Faria
Paulo Jorge Lemos
Sofia Pires

Painel de opinião
António Magalhães
César Elias
Ilda Pereira
Joaquim Teixeira
Luís Cirilo
Luís Fonseca
Luísa Alvão
Luísa Oliveira
Mariana Silva
Paula Magalhães
Paulo Lopes Silva
Pedro Arezes
Sandra Fernandes
Secundino Rodrigues

Departamento comercial, gestão de parceiros sociais e marketing
Filipe Moreira – 913 893 401

Design Gráfico
Qoob Design Studio · www.qoob.pt


Contactos

Telemóvel
925 069 316

E-mail
geral@duascaras.pt


Para qualquer informação adicional, por favor utilize o seguinte formulário de contacto.