Chegou esta quinta-feira, 03, uma nova viatura de recolha de resíduos sólidos urbanos com capacidade de carga de 15m3. Trata-se de um veículo mais amigo do ambiente, cumprindo a norma europeia sobre emissão de poluentes.
Dotada de caixa de carga com sistema de elevação de contentores de resíduos normalizados de 800, 1000 e 1100 litros, a nova viatura, que custou 159.162,00 euros, integra uma frota composta por 14 veículos destinados à recolha de resíduos em todo o concelho. A aquisição integra o plano de renovação da frota de viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, que teve início em 2014 e que permitiu a imobilização de equipamentos envelhecidos datados de 1989, 1995 e 1996.
Segundo o município, a nova viatura está configurada eletronicamente para uma velocidade máxima de 70 km/h e utiliza um motor com uma cilindrada de oito litros, uma potência de 320cv e elevado binário, o que permite incrementar padrões de eficiência energética na recolha de resíduos e reduzir o consumo de combustível. Dispõe também uma seleção de caixa de velocidades com acionamento automático (sem pedal de embraiagem), o que reduz o esforço despendido pelo motorista. O condutor já não necessita de pressionar constantemente o pedal de embraiagem, movimento efetuado centenas de vezes durante a realização de um circuito.
O sistema de travões é dotado de discos nas quatro rodas, com gestão eletrónica, designadamente pela inclusão de ABS – sistema anti-bloqueio das rodas, ESP – programa eletrónico de estabilidade e sistema auxiliar de arranque em subida.
