A 25ª edição do Guimarães Jazz tem início marcado para hoje, 05. O concerto inaugural será protagonizado pelo LUME (Lisbon Underground Music Ensemble), a Banda Musical de Pevidém e o BJazz (Convívio Jazz Choir). Após o espetáculo de abertura, o Guimarães Jazz prossegue para as habituais duas semanas de concertos, entre os dias 10 e 19 de novembro, em que se esperam grandes atuações de alguns dos principais nomes do jazz contemporâneo, avança a organização.
O LUME, fundado em 2006 pelo compositor e pianista Marco Barroso, constitui um dos mais singulares projetos de jazz nascidos em Portugal nos anos 2000, propondo-se explorar a linguagem jazzística no formato orquestral ou de big band. Este momento de abertura da 25ª edição do festival surgiu do convite dirigido pelo Guimarães Jazz a Marco Barroso para conceber e dirigir um concerto que agregasse, além do LUME, outras formações musicais locais numa grande orquestra.
A integração da Banda Musical de Pevidém e do Coro BJazz da Escola de Jazz do Convívio foi uma escolha natural, uma vez que o propósito matricial do projeto seria, além de estabelecer vasos comunicantes entre o festival e a comunidade local, gerar pontos de aproximação e confluência entre grupos com caraterísticas estéticas e musicais muito diferentes.
Foto: Direitos Reservados
