O presidente da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), Domingos Bragança, considerou, durante a apresentação do programa das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro, que “a ação a favor da inclusão” se deve realizar ao longo dos 365 dias do ano “com dados concretos e redobrada atenção”.
“É preciso pormo-nos no lugar das pessoas com deficiência”, disse, assumindo que os valores civilizacionais que muitas vezes se julgam garantidos, têm que ser “defendidos, afirmados e reafirmados”. “Devemos estar atentos aos pormenores”, referiu durante a conferência de imprensa aos jornalistas, depois de exemplificar que é necessário tornar acessíveis as passadeiras do concelho porque “o espaço público não pode ter barreiras arquitetónicas” e que os espaços de lazer devem ter equipamentos adaptados às crianças com deficiência”. “As entidades públicas nem sempre estão atentas a estes pormenores que fazem toda a diferença. Mas temos que estar e vamos estar”, garantiu.
Coube à vereadora da ação social, Paula Oliveira, a apresentação do programa de comemorações que este ano tem como lema “Por uma Vida Digna para Todos” e decorre de 28 de novembro a 14 de dezembro, envolvendo várias entidades do concelho.
Paula Oliveira, depois de sublinhar que um mundo sustentável só é uma realidade se contemplar “a sensibilização para a inclusão e para a dignidade das pessoas com deficiência”, deu a conhecer as iniciativas culturais, desportivas e de cidadania propostas pelo Fórum Municipal para a Deficiência para assinalar esta data promovida pela Organização das Nações Unidas desde 1998.

Algumas crianças e jovens com deficiência vimaranenses vão acompanhar a entrada no relvado dos jogadores do Vitória Sport Clube, no jogo frente ao Desportivo de Chaves que se realiza no dia 04 de dezembro.
Além disso, até ao dia 06 de dezembro, as escolas EB 2,3 João de Meira, Abação, Caldas das Taipas e Centro Escolar Candoso S. Martinho vão desenvolver atividades de boccia, debates e ações de sensibilização junto da comunidade escolar.
No dia 07, a partir das 10h30, realiza-se a 4.ª edição da Caminhada Inclusiva, que, com início no Paço dos Duques de Bragança, vai percorrer algumas ruas do Centro Histórico, terminando no largo Cónego José Maria Gomes, onde a partir do edifício da CMG é lido um Pregão e é efetuada uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Guimarães.
As comemorações culminam num espetáculo intitulado “Diferentes vozes: Por uma Vida Digna para Todos”, que se realiza a 14 de dezembro no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor a partir das 10h00 e conta com atuações das várias escolas e entidades participantes.
Texto e foto: Sofia Pires
