O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, inaugurou esta sexta-feira, 13, a Unidade de Farmacovigilância de Guimarães que se dedica ao processamento e análise de reações adversas a medicamentos. A nova valência do Hospital Senhora da Oliveira (HSO), que surge de uma parceria com o Infarmed, vai cobrir os distritos de Bragança, Viana do Castelo, Braga e Vila Real, o que corresponde a cerca de 1,5 milhões de habitantes.
Através de um protocolo de colaboração entre o Infarmed e o HSO foi criada a Unidade de Farmacovigilância de Guimarães, que está em atividade desde 01 de janeiro de 2017. Esta unidade está sediada nas instalações do Hospital e tem autonomia técnica e administrativa, sendo financiada através de contrato de prestação de serviço com o Infarmed. Está vocacionada para a colaboração na avaliação de processos de âmbito europeu, da responsabilidade do Infarmed, na colaboração na deteção de sinal de segurança e/ou qualidade e na realização de estudos de farmacoepidemiologia ou segurança de medicamentos.
Neste âmbito, informa-se ainda da importância do portal de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), com acesso através do site do Infarmed, que permite a notificação de reações adversas por profissionais de saúde ou utentes, recolhendo assim informação sobre suspeitas de reações adversas a medicamentos. A notificação de reações adversas por profissionais de saúde ou utentes é fundamental para a monitorização contínua da segurança dos medicamentos.
A inauguração da Unidade de Farmacovigilância de Guimarães contou ainda com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues.
