Alfredo Guimarães: o dia em que o Vitória goleou o Belenenses por 4-1

Hoje, pelas 18h00, o Vitória desloca-se ao terreno do Belenenses, numa partida que diz respeito à 22ª jornada da Liga. Numa deslocação tradicionalmente difícil, o Vitória vai tentar encontrar o caminho dos bons resultados, frente a uma equipa que esta época já perdeu três vezes em sua casa, contra o Benfica, Sporting e Vitória de Setúbal.

No dia 18 de 1980, época de 1979/1980, o Vitória conseguiu em Belém, até agora, marcar o seu maior número de golos num triunfo por 1-4. Nessa temporada, o Vitória acabaria por terminar em sexto lugar, logo atrás, precisamente do Belenenses. Alfredo Guimarães, ex-defesa esquerdo, formado na cidade-berço e que vestiu a camisola do Vitória por sete épocas, transferiu-se no final dessa época para o Belenenses, tendo representado os azuis do Restelo durante duas épocas.

Apesar do triunfo do Vitória, em termos pessoais, Alfredo recorda esse jogo com algum dissabor, pois marcou um golo na própria baliza, aos sessenta e sete minutos: “A minha memória não é muito boa, mas lembro-me de ter marcado um golo na própria baliza. Há jogos que nos ficam na memória e o que tenho bem presente é o jogo da final do Jamor em 1976, entre o Vitória e o Boavista. Fomos muito prejudicados por um árbitro chamado António Garrido”.

Atualmente com 62 anos, Alfredo Guimarães sublinha o fato do futebol se ter tornado numa indústria, “com o passar dos anos o futebol tornou-se numa industria. Dantes, havia mais amizade, agora, com os interesses financeiros, tudo mudou”. A viver em Guimarães, Alfredo recordou como começou a jogar futebol: “Eu era emigrante em França, vim de propósito fazer uns treinos de captações a Guimarães, gostaram de mim e por cá fiquei. Joguei nos juniores e depois joguei muitas épocas nos seniores. Tenho saudades desses tempos. Se não fosse o futebol, ainda hoje era emigrante em França”.

Texto: Alberto Filipe
Foto: Direitos Reservados