Estão abertas as candidaturas para a Mostra de Amadores de Teatro 2017

A Mostra de Amadores de Teatro (MAT), concurso de apoio à criação teatral para os grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães, que tem sido realizado anualmente, surge, este ano, num formato revisto e alargado, com nova programação do Teatro Oficina. A apresentação dos projetos decorre até ao dia 22 de maio.

Cada grupo de teatro deve apresentar-se com um projeto de espetáculo e um espaço de apresentação associado, com mínimas condições de apresentação ao público. Depois de recebidos e analisados os projetos, os grupos farão uma entrevista com o júri, até 30 minutos cada, para esclarecimento presencial de dúvidas. Desse processo serão escolhidos seis projetos, aos quais será atribuído um apoio de 500 euros. Esses seis espetáculos serão programados na “MAT – Mostra de Amadores de Teatro”, que se realizará pelos espaços dos grupos associados, com os meios de cada grupo, mas com divulgação do Teatro Oficina. Cada grupo fará uma apresentação fora do seu espaço, com o objetivo de promover a circulação de projetos e públicos – a distribuição dos grupos pelos locais será programada pelo Teatro Oficina, depois de escolhidos os seis projetos.

polo-moda

Para a MAT, o Teatro Oficina convidará também outros profissionais de teatro para assistir aos seis espetáculos e discutir com os grupos o resultado final. Desse processo serão escolhidos os três melhores espetáculos para o fim de semana final, que terá lugar no Centro Cultural Vila Flor, de 05 a 07 de outubro. A ordem de apresentação será feita por sorteio. O júri assistirá aos três espetáculos finais e só aí atribuirá os prémios finais, nos montantes de 2250 euros, primeiro classificado, 1500 euros, segundo classificado, e 1000 euros, terceiro classificado.

Podem apresentar a sua candidatura todos os grupos de teatro de amadores ou entidades a que estão associados, desde que legalmente constituídos e sediados no concelho de Guimarães. Os projetos deverão ser elaborados de acordo com o regulamento e formulários próprios, disponíveis no site www.aoficina.pt.

glorinha

foto:direitos reservados