Decorreu hoje ao final da tarde, na sede da Cercigui, a cerimónia de abertura da campanha do Pirilampo 2017. A instituição vimaranense, que comemora este ano o quadragésimo aniversário, aproveitou a ocasião simbólica para reconhecer o apoio de diversas pessoas e entidades vimaranenses que apoiam a causa que move a casa. “Não se fala muito nisso, mas Guimarães é uma cidade muito solidária. Só temos a agradecer aos vimaranenses”, referiu o presidente da instituição, Rui Leite.
A expectativa da Cercigui é ultrapassar as 20 mil unidades vendidas no ano anterior. “Com a ajuda da comunidade vimaranense não tenho dúvidas de que vamos conseguir. Tenho a prova disso noutros projetos como, por exemplo, o Causa Nostra, uma iniciativa que lançámos há cerca de dois meses e que já permitiu angariar valores suficientes para pagar mais de metade do valor da reconstrução de um estaleiro que aqui temos. Estamos a falar de salas, corredores, cozinha, gabinetes, entre outras coisas.”, esclareceu o presidente da instituição relativamente ao apoio dado pela comunidade.
Em ano de comemorações a Cercigui vai estar ainda mais presente na vida da cidade, estando previstas mais de 40 iniciativas. Além da exposição “Rostos com alma”, que se mantém até ao próximo dia 14 no GuimarãeShopping, maio fica marcado por este encontro de reconhecimento público das pessoas e entidades que colaboram na venda do símbolo solidário e pela campanha do Pirilampo, que visitará vários locais da cidade. Rui Leite acrescentou ainda que será dada especial atenção à divulgação junto dos mais novos para que desde cedo percebam a importância da iniciativa e terminou reforçando a ideia de que haverá muitas atividades e surpresas durante o ano: “Não podendo adiantar muitos pormenores, posso dizer que temos, por exemplo, a surpresa de um carro da marcha, que vai comemorar os 40 anos, que está a ser construído com a ajuda dos nossos jovens”.


