Divisão de Honra arranca com dois dérbis e 1.ª Divisão com três

As equipas da Associação de Futebol de Braga voltam aos relvados ou aos pelados entre agosto e setembro para mais uma época, e os sorteios ditaram cinco dérbis na abertura dos campeonatos: dois entre vizinhos, na Divisão de Honra, e três no escalão logo abaixo. O primeiro dérbi da Pró-Nacional ocorre à terceira jornada.

ipsis-verbis

Guimarães vai ser representado por 20 equipas nas provas da AF Braga, que vão realizar entre si 122 dérbis ao longo da época. A próxima edição da Divisão de Honra começa a 10 de setembro e começa logo com dois duelos do concelho – o Ases defronta o Prazins e Corvite em Sta. Eufémia de Prazins, num jogo entre recém-promovidos, enquanto o Ronfe recebe o Airão. Já o Berço, outra das formações recém-promovidas, disputa a primeira jornada no terreno do Pica, enquanto o Ponte vai jogar a Regadas.

A jornada de maior destaque neste campeonato, com 30 dérbis, é, porém, a 14.ª, com três dérbis em simultâneo: o Ronfe recebe o Ponte, o Ases encontra o Airão e o Berço defronta, em casa, o Prazins e Corvite. Já a terceira ronda tem dois dérbis, entre o Ronfe e o Prazins e Corvite e o Ases e o Berço, tal como a décima, com os jogos Berço – Ponte e Prazins e Corvite – Airão, e a 12.ª, com um Berço – Airão e um Ases – Ponte.

Já a 1.ª Divisão arranca a 24 de setembro com três duelos de Guimarães, após o sorteio de 07 de agosto. O Gonça recebe o Santiago Mascotelos, que caiu da Divisão de Honra para a 1.ª Divisão no final da época passada, o Valinha joga no seu terreno ante o Campelos, enquanto o Fórum de Airão, que está de volta às provas da AF Braga, vai jogar o outro dérbi, com o Selho. A outra equipa que regressa, o Tabuadelo, folga na primeira ronda e estreia-se na segunda ronda, num dérbi, em casa, ante o Polvoreira, que, na jornada inaugural, recebe o Telhado.

A segunda jornada deste campeonato com 72 duelos entre formações vimaranenses destaca-se por ser a única que tem quatro dérbis – além do Tabuadelo – Polvoreira, há também um Santiago – Campelos, um Selho – Gonça e um jogo entre o Sandinenses, que se estreia nos dérbis, após a deslocação ao S. Cosme na primeira ronda, e o Fórum.

Pró-Nacional: Primeiro dérbi à terceira jornada

O calendário do principal campeonato da AF Braga já foi conhecido em julho e ditou que o primeiro dos 20 encontros concelhios da época vai ocorrer à terceira jornada, quando o Taipas receber o Serzedelo no Campo do Montinho, a 03 de setembro.

A formação taipense é, aliás, a única equipa que vai iniciar a prova em casa, diante do Vieira, a 20 de agosto, com o Serzedelo a jogar no terreno do Porto d’Ave, o Amigos de Urgeses no Prado, o Brito no Marinhas e o Pevidém no Sta. Eulália e também aquela que vai disputar primeiro todos os dérbis de cada volta, ao receber o Amigos na quinta jornada, o Brito na sétima e ao deslocar-se ao terreno do Pevidém na oitava.

A oitava jornada é, aliás, a única com mais de um dérbi – o Amigos de Urgeses recebe o Serzedelo -, restando, para as jornadas posteriores, os confrontos entre Brito e Serzedelo (décima), entre Serzedelo e Pevidém (11.ª), entre Brito e Urgeses (12.ª), entre Amigos de Urgeses e Pevidém (13.ª) e entre Brito e Pevidém (15.ª e última da primeira volta).