Decorre até amanhã, 29, no auditório da Fraterna a 5.ª edição das Ecorâmicas, uma iniciativa da Associação Vimaranense para a Ecologia – “AVE” apresenta a 5ª edição das Ecorâmicas. Este ano, a escolha temática da mostra de cinema documental é a FLORESTA.
Desde 2013 que a AVE, em parceria com outras entidades locais e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, realiza, no último fim de semana de outubro, as Ecorâmicas. Hoje, pelas 15h00, serão exibidos os documentários “Baldios e montes vicinais: o futuro em mão-comum”, de Diana Toucedo e “Florestas Sintéticas: Os Perigos das Árvores Geneticamente Modificadas”, de Ed Schehl e Stephen Leinau. Após exibição dos documentários, seguir-se-á um debate/reflexão em torno do tema FLORESTA, que contará com a presença de convidados do meio académico, empresarial e associativo (Carlos Aguiar – Escola Superior Agrária de Bragança; José Antunes – Abrir o Ave aos Cidadãos; José Sequeira Braga – Associação dos Silvicultores do Vale do Ave; André Fernandes e Andreia Pereira – ACTEA – Associação de Conservação da Natureza. Moderação de Manuel Fernandes, CEGOT).
No domingo, dia 29, com sessões às 15:00, serão exibidos os documentários “Florestas e Homens”, de Yann Arthus-Bertrand, “Movendo os Gigantes”, de Michael Ramsey, “O Custo Humano do Óleo de Palma Conflituoso”, de Rainforest Action Network, “O Problema do Óleo de Palma”, de TakePart, “O Homem Que Plantava Árvores”, de Frédéric Back e “A Inteligência das Árvores”, de Julia Dordel e Guido Tölke.
Todas as sessões de cinema e debates terão lugar no Auditório da Fraterna (zona de Couros). O evento, aberto a todos os interessados, é gratuito e assenta numa organização voluntária, em colaboração com parceiros locais. Saiba mais aqui.
O
programa detalhado pode ser consultado no blogue da AVE (https://ave-
ecologia.org/ecoramicas/2017-a-floresta/programa-ecoramicas-2017/) ou através da página
Facebook das Ecorâmicas (https://www.facebook.com/ecoramicas/).
