Os 35 anos d’ Os Verdes

banner duas caras DNAR

O Partido Ecologista Os Verdes celebrou no passado dia 15 de Dezembro o seu trigésimo quinto aniversário. Os festejos decorreram na sede do PEV no Porto, numa casa cheia de militantes de todo o país.

Festejam-se 35 anos de muitas lutas em nome da qualidade de vida das populações, em defesa da Natureza, na procura de um desenvolvimento sustentado para o nosso país e para o planeta.

Nas últimas décadas as perspectivas como se olham e se resolvem os problemas sociais e ambientais têm sofrido alterações. Inicialmente, os principais problemas ambientais eram a poluição, o uso intensivo de recursos não renováveis e os seus impactes na natureza e na saúde.

Depois evoluímos para a pró-actividade e para a prevenção usando tecnologias mais limpas dando lugar a estudos de impacte ambiental.

Numa fase posterior compreendeu-se que os problemas ambientais situavam-se num complexo sistema social e económico exigindo novas perspectivas.

Assim foi evoluindo a visão e encontrando-se novos métodos para a resolução dos problemas ambientais e fomos todos percebendo que o estilo de vida dos cidadãos nos sistemas politico, económico, social e ambiental não deve ser subestimado.

A liberdade individual é um dos valores que mais acarinhamos e estimamos mas a cidadania ambiental fez-nos entender que não lutamos apenas pelos nossos direitos ambientais para podermos ter qualidade de vida. Ao mesmo tempo, reflectimos sobre os nossos deveres e responsabilidades.

Que podem passar por reciclar, por exigir do Governo e das autarquias novas formas de mobilidade, por rever os gastos de energia, os regimes alimentares, o desperdício alimentar, o consumo, entre outros.

Os grandes desafios do futuro passam pela interiorização de que os recursos são finitos e que o estilo de vida adoptado pela maioria dos cidadãos é insustentável e injusto.

Uma sociedade mais informada é uma sociedade mais envolvida. Por isso, promovemos as Conversas Ecologistas em todo o país dinamizando o diálogo e o debate sobre os mais diversos temas que afectam as nossas vidas.

As alterações climáticas, as opções de gestão de resíduos, de água e de ar são exemplos em que quanto mais informados estivermos mais garantias teremos de se poder assegurar um desenvolvimento sustentável construído por todos.

Na sede do Partido Ecologista Os Verdes, no Porto, está uma exposição com as 35 Bandeiras do Partido Ecologista Os Verdes, que todos podem visitar. Como devem imaginar não foi fácil escolher, entre as imensas lutas travadas e as, apesar de tudo,  inúmeras conquistas alcançadas.

As iniciativas que celebram os 35 anos d’ Os Verdes, durante o ano de 2018, servirão para fazermos uma reflexão sobre o passado, orgulharmo-nos do contributo que,  no presente, o PEV continua a dar ao povo português e ganharmos mais força para continuarmos firmes a caminho de um futuro mais verde para Portugal.

Mariana Silva, 34 anos, licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos, na Universidade do Minho. É eleita na Assembleia Municipal de Guimarães desde 2009, eleita na Assembleia da União de Freguesias Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião desde 2013 e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.
Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

banner duas caras DNAR