Evento que promove a participação das mulheres no desporto acontece em Guimarães

Guimarães recebe, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a primeira reunião do projeto europeu SW-UP Sport for Women in Urban Places, a desenvolver com o apoio e financiamento do Erasmus + Programa da União Europeia, e no qual são parceiras portuguesas a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre.

O projeto SW-UP tem como missão complementar as iniciativas que estão em curso um pouco por toda a Europa e que promovem a participação feminina no desporto e atividade física, mas vai conceder especial atenção às barreiras que as mulheres enfrentam, designadamente na conceção de ambientes urbanos mais acessíveis, seguros e amigáveis à prática desportiva.

Considerando o desporto como uma ferramenta eficaz para a promoção da igualdade de oportunidades, igualdade de género e inclusão social, pretende-se combater a tendência que leva cada vez mais mulheres europeias ao sedentarismo. O projeto SW-UP avançará no sentido de esclarecer as razões que explicam esta tendência e proporá formas de projetar ambientes urbanos (mais) amigáveis e seguros numa perspectiva da igualdade de género.

Entre outros objetivos, os parceiros do projeto SW-UP vão criar uma plataforma que documentará o trabalho a realizar, através da qual será partilhada informação cientificamente validada, conhecimento produzido, bons exemplos e boas práticas perseguindo o grande objetivo que passa pela sensibilização das comunidades e pelo aumento da participação feminina em atividades físicas e desportivas. No final, o projeto SW-UP estima apresentar um conjunto de diretrizes para a promoção de ambientes urbanos favoráveis às mulheres, a nível local e europeu.

A implementação do projeto prevê a realização de eventos desportivos, seminários e palestras de sensibilização que visam o envolvimento da comunidade, a inclusão social a igualdade de oportunidades e uma consciencialização sobre a importância da atividade física na melhoria da saúde de todos, particularmente das mulheres. Será ainda realizado um evento conjunto que envolverá todos os parceiros do SW-UP.

O SW-UP Sport for Women in Urban Places tem como parceiros a ALDA – European Association for Local Democracy (Estrasburgo, França), entidade coordenadora do projeto, o IRS- Istituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal), a Tempo Livre (Guimarães, Portugal), a Comune di Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “A Margherita Blu” (Corbetta, Itália),  o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut – Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).

foto:direitos reservados