“Limbo” desenrola-se enquanto um escritor dedicado chamado Miguel relembra as memórias da sua amante Susana, após a sua morte repentina. É um filme belo e perturbador, realizado por Rui Pedro Sousa e que foi rodado parcialmente em Guimarães. A curta-metragem estreia-se finalmente na cidade, já que abrirá a competição anual do festival Shortcutz Guimarães na próxima quarta-feira, 28 de Fevereiro.
Os vimaranenses reconhecerão no filme espaços como o cemitério municipal da Atouguia e também a actriz e bailarina Joana Antunes, que é uma das intérpretes desta história, que parte de “A Morta”, de Guy de Maupassant.
O outro filme em competição na primeira sessão competitiva do Shortcutz Guimarães 2018 é “Coerência”, escrita e realizada por Miguel De. Este é um filme-ensaio, a partir de imagens de arquivo, sobre a construção de uma narrativa para a vida.
Na sessão de Fevereiro da edição de Guimarães deste festival de curtas-metragens o convidado é Luís da Matta Almeida, produtor de “Odd é um ovo” que será exibido no final da sessão.

Matta Almeida é representante da produtora Sparkle Animation através da qual os artistas portugueses Filipa Gomes da Costa, Osvaldo Medina e Sara Naves fizeram parte da equipa de animação desta obra. A música original é de Fernando Mota. Este filme de animação resulta de uma co-produção entre Portugal e Noruega.
A curta é realizada por Krustin Ulseth e foi premiada, em Abril do ano passado, no Festival de Cinema de Tribeca, o evento nova-iorquino criado em 2002 por Robert De Niro, como melhor curta-metragem de animação.
A estreia absoluta do filme tinha acontecido dois meses antes, no Festival de Cinema de Berlim, onde “Odd é um ovo” esteve também nomeado como melhor curta-metragem para o Urso de Cristal.
A sessão de Fevereiro do Shortcutz Guimarães acontece no próximo dia 28 de Fevereiro, às 22h00, na sede do Cineclube de Guimarães, no centro histórico da cidade. A entrada é livre.
