“Creactivity”: um autocarro pedagógico que visita a Cidade-berço

LJ-CC-AS100-2

Chegou a vez de Guimarães receber o “Creactivity” – um espaço interativo concebido para despertar as crianças para a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática, que se vai instalar na Alameda Dr. Alfredo Pimenta (junto ao Centro Comercial Triângulo) de 27 a 28 de setembro.

Inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, nos Estados Unidos da América, este autocarro itinerante pretende, recorrendo a tecnologias digitais e físicas, dar a oportunidade às crianças de explorar materiais, definir objetivos, provar, testar e partilhar através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados a participar.

Bragança e Vila Real foram as primeiras localidades a receber o “Creactivity”, um projeto promovido pela Fundação Bancária ”la Caixa” que contando com a orientação de um animador para a realização de workshops de 90 minutos, vai percorrer o país para fomentar a capacidade dos jovens improvisarem com criatividade.

“Desde que começamos tem sido super positivo. Os professores têm gostado da atividade e os miúdos saem sempre com vontade de regressar. Também recebemos idosos, que chegam muito apreensivos, mas facilmente começam a interagir com os materiais, com as ferramentas e com o espaço”, avalia a animadora deste projeto, Cláudia Pires.

As crianças dos seis aos 16 anos que visitarem este espaço terão oportunidade de encontrar soluções originais para problemas simples, dando vida às suas próprias ideias com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia.

O veículo, equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para os alunos realizarem, possui diferentes áreas para implementar diferentes habilidades – a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion.

O “Creactivity” recebe grupos de alunos das escolas por marcação até às 16horas. A partir desse horário a entrada é livre e gratuita para crianças de todas as idades que deverão estar acompanhadas, obrigatoriamente, por um adulto.