António Costa e o Governo em Guimarães

António Costa e o Governo escolheram a Universidade do Minho, o nosso Distrito e Guimarães para assinalar o 3º ano de Governação do Partido Socialista.

A Universidade do Minho é uma instituição respeitável e respeitada. A voz do Magnífico Reitor Rui Vieira de Castro é avisada, importante e audível em Lisboa.

O Distrito de Braga é importante para o país. Pela pujança do seu tecido económico, pelo seu peso no PIB, na riqueza que Portugal produz e nos empregos que gera.

Guimarães é a cidade charneira no distrito. Pelo seu peso histórico. Pela sua dimensão política e pela capacidade com que se relaciona com as instituições locais, regionais e nacionais.

Estas são, no meu entendimento, as razões que explicam esta escolha.

Foi bom receber António Costa em Guimarães. Sentiu-se e sente-se uma verdadeira mobilização em torno do Partido Socialista e do Governo. Nos últimos 3 anos provamos que havia outro caminho e que o Partido Socialista era verdadeiramente a única alternativa de confiança para o trilhar. O PS é a única alternativa capaz de conciliar rigor orçamental com a melhoria das condições de vida das pessoas, negando a austeridade. A única alternativa capaz de criar condições favoráveis ao investimento privado, aumentando os salários e os direitos dos trabalhadores. A única alternativa capaz de garantir a autonomia e dignidade do nosso País no quadro dos compromissos da União Europeia.

Há muito trabalho para fazer é certo. O caminho é longo. Continuamos a precisar de todos, mas é no Partido Socialista que continua a residir a força da mudança, do progresso e das transformações de Portugal como país livre, europeu e ocidental.

Não quero, nem posso terminar este escrito sem agradecer publicamente a compreensão e colaboração do Bruno Fernandes (PSD), do Rui Correia(CDS-PP), da Mariana Silva(CDU), da Sónia Monteiro(BE), do Manuel Amaral (PPM) e do António Lopes (MPT) pela pronta disponibilidade para alterar agendas políticas locais em face da possibilidade do Partido Socialista de Guimarães receber uma iniciativa que juntou 1500 militantes e simpatizantes entre os quais António Costa. Foi um dia importante para Guimarães e todos os Partidos estiveram à altura da nossa condição de vimaranenses. Obrigado.

Luís Soares, 35 anos, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Lidera a Concelhia do Partido Socialista em Guimarães desde 2018 e desempenha o mandato de Deputado à Assembleia da República e de Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Vila das Taipas.