Esta é uma das minhas épocas do ano preferidas

comercio de gmr

Esta é uma das minhas épocas do ano preferidas, desde sempre assim foi.

Ver a família que já não se vê há muito tempo, matar saudades, pôr a conversa em dia, falar dos planos que ficaram por cumprir, e daqueles que vai ser mesmo desta que vamos pôr em prática.

Reúne-se a família à volta da mesa que se quer farta e abundante, e mesmo apesar de todas as campanhas e iniciativas, que nesta época são sempre muitas, nem sempre nos lembramos de que por esse mundo fora existem muitas famílias que não têm condições para estarem juntas, e terem a mesa composta pelo que é básico, quanto mais pelos exageros a que nos fomos habituando a cometer.

Estar com aqueles que mais amamos, o convívio ou o telefonema àquela pessoa especial com quem já não falamos há muito, em vez do quase inevitável recurso às redes sociais, que tiram o aquecer de coração que ouvir a outra pessoa provoca tantas vezes em nós.

E que bom seria se durante o resto do ano fossemos capazes de manter acesa a chama do amor fraterno, impedindo a azáfama do dia-a-dia de nos afastar uns dos outros.

Desejo a todos os leitores e às suas famílias um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, com votos de que o espírito natalício, o verdadeiro espírito natalício, opere o milagre da amizade, entreajuda e respeito de todos para com o próximo, seja o vizinho do lado, seja aquele que é vítima das alterações no mundo, precisa da nossa compaixão.

Feliz Natal a todos.

Sónia Cristina Patrocínio Gonçalo Ribeiro, 43 anos, é coordenadora da concelhia de Guimarães do Bloco de Esquerda, membro da distrital do BE e presidente do CESMINHO- Sindicato do Comercio Escritórios e Serviços do Minho.