Hospital de Guimarães recebe 54 alunos da UMinho para formação até junho

O Hospital da Senhora da Oliveira (HSO) recebeu hoje 54 alunos do terceiro ano do curso de medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM).
Desde o ano 2004 que o HSO acolhe alunos da UM, uma vez que este acolhimento faz parte das parcerias de ensino prático que a universidade estabeleceu para desenvolver o seu curso de medicina. Esta «vertente universitária» do HSO tem, desde então, contribuído para a formação de novos médicos.
polo-moda
Os alunos frequentarão, até 23 de junho, aulas práticas no Serviço de Medicina Interna, em contacto próximo com o doente, o corpo clínico e a doença, tendo terreno propício para se dedicar ao estudo. Terão assim oportunidade para se familiarizarem com os procedimentos médicos em ambiente hospitalar, experienciando a vivência do quotidiano dos profissionais de saúde num hospital.
O HSO tem um Núcleo de Ensino que tem como uma das suas funções acompanhar estes futuros médicos. Os alunos da UM frequentarão a vertente curricular de Introdução à Medicina Clínica (IMC), que é o primeiro contacto com a prática clínica.
glorinha
O ensino, incluindo a formação, e a investigação são eixos de desenvolvimento estratégico do Hospital de Guimarães. A formação pré (alunos) e pós (médicos internos) graduada de médicos no Hospital tem sido exponencial na última década. Só esta aposta permite ao Hospital ter centros de referência nacionais e europeus e ter vários serviços clínicos frequentemente considerados de excelência por avaliações independentes.
foto:direitos reservados