Gastronomia, literatura e artesanato nas Hortas de 19 a 28 de maio

Até ao dia 28 deste mês, o Parque das Hortas é o local da iniciativa “Guimarães no Ponto”, um evento com entrada livre, onde diariamente serão dinamizadas ações culturais, gastronómicas e literárias num espaço público com cerca de 12 expositores de cada área, pensado e equipado para se tornar acolhedor e convidativo. A inauguração do certame decorre esta sexta-feira às 19h00.

A mostra para o público em geral, que decorrerá na zona da Ribeira de Couros e do Parque das Hortas, recentemente reabilitados, aposta igualmente nos “food-trucks” para servir refeições ligeiras e petiscos. A nova iniciativa é ainda complementada com uma programação diversificada para atrair mais visitantes, estando a primeira noite reservada para a atuação musical de Mia Rose, esta sexta-feira, a partir das 21h30, enquanto para o último dia está reservada a transmissão em direto do jogo da final da Taça de Portugal entre o Vitória e o Benfica.

glorinha

A participação nesta primeira edição apresenta propostas provenientes dos distritos de Braga (Guimarães, Vizela, Famalicão, Cabeceiras de Basto), Porto (Porto, Freamunde, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, S. João da Madeira), Coimbra (Lousã), Leiria (Peniche), Vila Real (Vila Real), Guarda (Seia, Manteigas), Lisboa (Lisboa, Carcavelos, Estoril) e Faro (Silves), de entre os participantes nas áreas do artesanato, gastronomia, literatura, música e artes performativas.

«O evento tem o nome de ‘Guimarães no Ponto’, porque o ponto está presente nas três áreas: na literatura como ponto ortográfico, na gastronomia no ponto de cozedura e no artesanato no ponto do bordado. Vamos ter apresentações de livros, conversas com autores, sessões de poesia, outras ofertas culturais e propostas musicais ao longo dos vários dias do evento, sempre num registo muito descontraído e próximo das pessoas, num espaço central da cidade. Também queremos que quem nos visita descubra este novo espaço da cidade e tenha uma nova leitura de usufruto do espaço público», destacou José Bastos, vereador da Cultura da câmara municipal.

Horário

Sexta-feira, dia 19: 19h00-24h00
Sábado(dia20), sexta-feira(dia26) e sábado(dia27): 12h00-24h00
Domingo (dia21) a quinta-feira (dia25): 12h00-23h00
Domingo (dia28): 12h00-23h00

foto:CMG