Condecorações do 24 de Junho: José Guimarães

 

Medalha Municipal de Mérito Social

Nasceu em Guimarães há 83 anos. Frequentou as escolas das Dominicas e Santa Luzia e o Liceu. Iniciou a sua vida profissional na antiga Casa Alberto Pimenta Machado, considerada na época a “Universidade do Comércio e da Técnica de Vendas”.

Dirigiu depois a empresa comercial Silva Guimarães que pertenceu á sua família durante mais de cem anos. Foi sócio fundador da Imobiliária Santiago, percursora da reabilitação de prédios particulares no centro histórico. Foi sócio fundador da empresa de comunicação social Guimapress, proprietária da Rádio Santiago e do semanário “Comércio de Guimarães”.

Presidiu e integrou direções de várias associações locais. Foi Presidente da Assembleia de Guimarães onde criou as escolas de ballet, música e línguas. É presidente da Associação Luso-Britânica desde a sua fundação. Fundou e foi Presidente do Clube de Ténias de Guimarães nos seus primeiros dez anos. Presidiu ao Rotary Clube de Guimarães. Foi Presidente do Centro Juvenil de S. José durante doze anos.

Em 1988 foi nomeado pela Ministra Leonor Beleza Diretor do Hospital, que ainda funcionava nas antigas instalações da Misericórdia e Presidente da Comissão Instaladora do novo Hospital.

Em 25 de setembro de 1991, sob a sua direção, foi promovida, em apenas um dia, a mudança do Hospital das antigas instalações para o atual Hospital da Nossa Senhora da Oliveira.

Já depois de cessar funções no Hospital, fundou a Liga dos Amigos do Hospital de que foi o primeiro Presidente, sendo atualmente seu presidente da assembleia geral.

Pese embora orgulhar-se de uma vida profissional e familiar muito preenchida, a sua vocação de serviço social e a sua propensão para ajudar os mais necessitados pontuaram toda a sua vida com inúmeras funções de cariz associativo e solidário, no desempenho das quais construiu um percurso muito relevante de serviço à sua comunidade.

in Prospeto distribuído por ocasião da Sessão Solene de 24 de junho

ipsis-verbis