Condecorações do 24 de Junho: Alves Pinto

 

Medalha Municipal de Mérito Social

Nasceu em Guimarães, na Travessa de Camões, há 67 anos. Na juventude jogou futebol nos juniores do Vitória, estudou na então Escola Industrial e Comercial, e concluiu a sua licenciatura no instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto em Contabilidade e Controlo Financeiro.

Iniciou a sua vida profissional como professor na Escola Preparatória João de Meira, onde integrou o primeiro Conselho Diretivo eleito pelos professores, logo após o 25 de abril de 74. Mas foi na Escola Secundária Francisco de Holanda, cujo corpo docente integrou desde 1976 até á sua aposentação, que marcou sucessivas gerações de estudantes vimaranenses.

Integrou comissões de gestão entre 1977 e 1981 como secretário e nessas funções organizou a 1ª Semana Aberta daquela escola, o que continuou a realizar-se durante cerca de vinte anos.

Foi Presidente do seu Conselho Diretivo durante dezassete anos, eleito em dez eleições sucessivas. Fundou o Centro de Formação Francisco de Holanda de que foi o primeiro presidente. Foi autor de vários estudos e publicações sobre o ensino em Portugal, entre outros temas, com dezanove títulos publicados entre 1992 e 2016.

A escola que dirigia foi classificada num dos seus mandatos, como “escola modelo” no país pela Confederação Nacional Das Associações de Pais. Concluiu o Mestrado em Estudos Económicos e Sociais na Universidade do Minho.

Fundou a Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial e integrou a Comissão Executiva do Centenário da Escola a que se dedicou durante grande parte da sua vida. Paralelamente à sua atividade como professor e gestor escolar, José Fernando Alves Pinto foi autarca, dirigente político, e integrou e presidiu a direções das mais prestigiadas associações, culturais, desportivas e sociais da cidade e região, onde continua a realizar um notável trabalho de profunda interação com a comunidade.

Foi candidato pelo PSD á presidência da Câmara Municipal de Guimarães em 1997 e 2001 e exerceu as funções de Vereador Municipal durante dois mandatos. Foi Delegado Regional do Norte do Instituto de Reinserção Social, tendo integrado a Comissão de Reforma do sistema prisional e sido o responsável pela instalação do sistema de vigilância através de pulseiras eletrónicas, no Norte de Portugal.

Integrou a Direção da Sociedade Martins Sarmento e, no plano do desporto, foi fundador do Clube da Escola Francisco de Holanda com papel relevante na revitalização do Voleibol em Guimarães, foi Vice-Presidente da Associação de Futebol de Braga, sendo atualmente seu Presidente da assembleia geral, tendo nessa qualidade presidido á comissão executiva do seu 90º aniversário.

É atualmente, e desde 2012, Presidente da Direção do Clube Desportivo Xico Andebol, herdeiro de um dos mais históricos clubes da cidade – o Desportivo Francisco Holanda.

É porém à área social que mais se tem dedicado nos últimos anos com o papel relevante em instituições particulares de solidariedade social. Foi presidente do Lions Clube de Guimarães e é Presidente da Venerável Ordem de Nossa Senhora do Carmo e do Lar de S. Estefânia, desde 2005, onde tem deixado uma profunda marca.

Nessas funções dinamizou a fundação de Delegação de Guimarães da Associação Alzmeimam Portugal, do Café Memória, e integra a Comissão Local de Ação Social (CLAS). Tem colaborado intensamente com o programa “Guimarães Acolhe” de acolhimento a refugiados.

No Hospital Nossa Senhora da Oliveira preside á Liga dos Amigos do Hospital e foi nomeado pelo Ministro da Saúde Presidente do Conselho Consultivo daquela instituição hospitalar.

in Prospeto distribuído por ocasião da Sessão Solene de 24 de junho

ipsis-verbis