Condecorações do 24 de Junho: Tony Miranda

 

Medalha Municipal de Mérito Artístico

Nascido em Guimarães, a carreira desde criador de moda inicia-se em Paris com o ingresso, aos 18 anos, na casa de Joseph Camps, considerado um dos maiores mestres da alta-costura francesa, por cujo ateliê passaram jovens criadores que se tornaram mais tarde referências obrigatórias da alta-costura europeia.

A sua entrada para a casa Ted Lapidus, em 1967, foi a grande oportunidade na carreira de Tony Miranda: ao fim de dois anos ascende ao cargo de diretor da área criativa e de modelismo. Nos 10 anos seguintes foi o responsável pela “griffe” Lapidus.

Em 1979 decidiu abrir o seu próprio ateliê de alta-costura em Paris, tendo posteriormente aberto uma boutique Tony Miranda, também na capital francesa. É nessa época que se assiste á grande projeção do seu nome na “pátria da moda” e em que se torna responsável pelo guarda-roupa de diversas personalidades de destaque na política, finanças, aristocracia, sociedade e espetáculo.

Em 1989, abriu em Guimarães um ateliê de alta-costura na Rua Val de Donas, em pleno centro histórico da cidade, mantendo, contudo, a atividade comercial em Paris. A abertura deste ateliê teve como objetivo desenvolvimento da uma escola em Portugal e a afirmação de Guimarães e Portugal na alta-costura internacional.

Após a sua instalação em Guimarães, as suas inúmeras coleções desfilaram nos principais certames da moda em Portugal e no estrangeiro com divulgação do nome de Guimarães. Hoje tem duas lojas na nossa cidade, uma na Rua Val das donas e outra na Alameda de S. Dâmaso, e uma em Lisboa, na Avenida da Liberdade.

Em 2008, a convite do Museu Nacional do Traje, elaborou a exposição “Paixão”, onde é retratado todo o seu percurso de vida na arte da moda. No âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, participou com um desfile de moda interativo nos jardins e claustros do Paço dos Duques.

Em 2013, abriu uma oficina tradicional de sapatos para homem que foi apresentada em Itália na maior feira de calçado do Mundo. Tony Miranda é hoje uma referência na moda em todo o mundo, associando sempre ao seu prestígio o nome de Guimarães.

in Prospeto distribuído por ocasião da Sessão Solene de 24 de junho

ipsis-verbis