Todo o folclore cabe em Guimarães

O festival Fest’in Folk Corredoura começa já na segunda-feira, 07, e estende-se até 12 de agosto com uma série de espetáculos, paradas e desfiles diversificados em diferentes espaços de Guimarães e de São Torcato. A novidade desta edição é uma passarela com a história e tradição dos trajes dos grupos internacionais que participam no festival.

gemeas

A edição 2017 do Fest’in Folk Corredoura foi apresentada hoje pelo presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, Henrique Macedo, e a relações públicas do grupo, Gabriela Nunes. O grande objetivo passa por promover o conhecimento da cultura e tradições portuguesas de raiz popular, permitindo aos vimaranenses e todos os que vão aos espectáculos o contacto com tradições de outras nacionalidades.

Além das três galas de folclore, que se realizam entre os dias 11 e 13 de agosto, os grupos internacionais estarão em lares de terceira idade do concelho, haverá desfile e parada dos grupos pelas ruas da cidade de Guimarães, workshops de danças tradicionais com bailarinos e músicos de países diferentes, a constituição de uma orquestra multicultural com músicos dos diferentes grupos. Esta orquestra vai atuar nas galas que se realizarão no campo de São Mamede.

A novidade deste ano é a passarela: uma apresentação etnográfica e multicultural, ocasião para conhecer as características dos diferentes trajes presentes no festival, com a sua história e tradições.

O Fest’in Folk Corredoura conta com a participação de grupos da Bulgária (Folk Ensemble “Zlatna Trakia”), da Índia (Cultural Academy Folk Dance Banglow), do México (Ballet Folklorico Magistral Nuevo Leon) e da Indonésia (Warna Indonesia). De Portugal, chegam a Guimarães o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende), Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santa do Mato, Coruche, Grupo Etnográfico de Areosa (Viana do castelo) e o Grupo Folclórico da Corredoura.

O Fest’in Folk Corredoura conta com o apoio da Câmara de Guimarães, da junta de freguesia de São Torcato, da ADCL, da Escola Secundaria Martins Sarmento e ainda do Conservatórios de Guimarães, que vai ser parceiro na orquestra multicultural.

PROGRAMA COMPLETO

07 A 10 de agosto
Residências artísticas

08 de agosto
17h00 – Atuações dos grupos internacionais em lares de idosos

10 de agosto
15h00 – Workshop de dança no Centro Histórico

11 de agosto
17h00 – Parada e desfile das nações
21h30 – Abertura da Feira dos Sabores e Tradições no Campo São Mamede + Gala de Abertura do Fest’in Folk Corredoura + Apresentação da Orquestra Multicultural Fest’in Folk Corredoura

12 de agosto
21h30 – Gala do Folclore Nacional

13 de agosto
10h30 – Celebração religiosa ecuménica
21h30 – Gala do Folclore Internacional + Atuação da Orquestra Multicultural Fest’in Folk Corredoura

gil-doce