FIGG: Guimarães recebe jovens guitarristas europeus

Depois de quase uma semana, no final de dezembro, de concertos de virtuosos da guitarra clássica, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães dá agora palco aos jovens artistas, em destaque na plataforma Eurostrings young Stars.

Depois de grandes nomes como Judicaël Perroy (França), Dejan Ivanović (Croácia), Mak Grgić (Eslovénia, Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai) e Nicola Montella (Itália), a quarta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (IV FIGG 2017) volta com mais quatro concertos, sete masterclasses e vários workshops.

“Ao longo de duas fases de um festival que começou em dezembro e se prolonga até ao próximo fim de semana, o programa inclui 12 masterclasses e oito concertos, com grandes figuras internacionais, jovens emergentes e outras figuras em ascensão. Agora chega a vertente ‘FIGG Young Stars’ inteiramente promovida por jovens guitarristas europeus”, explica o diretor artístico, professor e guitarrista, Nuno Cachada.

São vencedores de várias competições internacionais e estarão em Guimarães a dar concertos e a orientar masterclasses: estas jovens promessas da guitarra clássica oriundas de Itália, Finlândia, Ucrânia, Bósnia-Herzegovina e Hungria.

O FIGG 2017 enquadra-se numa plataforma europeia de cooperação entre 14 festivais internacionais de guitarra, designada “EuroStrings – European Guitar Festival Collaborative”. Trata-se da primeira plataforma europeia no sector da guitarra, criada em 2017 no âmbito de um projeto, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia (UE). E é em Guimarães que esta iniciativa se estreia através do FIGG, evento promovido pelo Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães.

“Destacamos o crescimento exponencial na nossa oferta formativa como consequência da nossa adesão a esta plataforma pioneira na Europa e que em Portugal tem o FIGG como representante e primeiro festival aderente”, acrescenta Nuno Cachada.

Péter Girán (Hungria), Dmytro Omelchak (Ucrânia), Vedran Vujica (Bósnia – Herzegovina), Andrea Roberto (Itália) e Antero Pellikka (Finlândia) – são os vencedores de concursos internacionais. A estes juntam-se, como formadores de renome internacional, Dejan Ivanović (Bósnia-Herzegovina/Croácia/Portugal) e André Madeira (Portugal).

Sendo cofinanciados pelo Programa Europa Criativa da UE, quer a assistência aos concertos, quer a participação nas masterclasses e workshops são gratuitas. Esta é uma oportunidade rara proporcionada aos eventuais interessados, não só de poder assistir aos vários concertos, mas também de participar em atividades formativas de elevada qualidade como são as masterclasses e workshops.

A segunda fase do FIGG vai decorrer em vários locais da cidade de Guimarães, nomeadamente nos auditórios do Conservatório de Guimarães e Laboratório de Paisagem, bem como no Salão Nobre e Auditório da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

PROGRAMA COMPLETO

Dia 12 de Janeiro – Sexta-feira

10h00 às 11h30 | Workshop com Andrea Roberto, Péter Girán, Dmytro Omelchak, Vedran Vujica e Antero Pellika
Local: Biblioteca do Centro Escolar Domingos Abreu – Vieira do Minho

21h00 – Concertos Antero Pellikka (Finlândia) e Andrea Roberto (Itália)
Local: Laboratório da Paisagem

Dia 13 de Janeiro – Sábado

09h00 às 19h00| Masterclass Dejan Ivanović (Croácia)
Locais: Associação Comercial e Industrial de Guimarães e Conservatório de Guimarães

10h00 | Workshop com Andrea Roberto, Péter Girán, Dmytro Omelchak, Vedran Vujica e Antero Pellika
Local: Conservatório de Guimarães

21h00 | Concertos Dmytro Omelchak (Ucrânia) e Vedran Vujica (Bósnia – Herzegovina)

22h00 | Conferência “Descascando a Guitarra Mágica de Eurico A. Cebolo” com Aires Pinheiro
Local: Laboratório da Paisagem

Dia 14 de Janeiro – Domingo
09h00 às 19h00 | Masterclass /Workshop com André Madeira (Portugal)
Local: Auditório Conservatório de Guimarães

09h00 às 19h00 | Masterclasses com Dmytro Omelchak, Vedran Vujica, Andrea Roberto, Péter Girán e Antero Pellikka
Local: Auditório Conservatório de Guimarães

18h00 | “String Talks” com Young Stars – com moderação de Samuel Silva (Live)
Local: Hotel Toural