A Oficina: Sai José Bastos, assume João Pedro Vaz

Foi conhecida esta a saída de José Bastos e Frederico Queiroz d’A Oficina “para abraçar novos desafios profissionais”. A direção artística da cooperativa municipal é assumida por João Pedro Vaz, anunciou em comunicado aquela instituição.

A questão foi levantada por Ricardo Araújo, vereador da Coligação Juntos por Guimarães, sobre se haveria ou não um mal-estar dentro da cooperativa municipal por força do regresso aos quadros de José Bastos, que entre 2013 e 2017 foi vereador da Cultura. Domingos Bragança disse que não mas apontou que era “possível que houvesse saídas e entradas” e que as mesmas até eram “salutares”.

JPV.jpg
João Pedro Vaz é neste momento diretor do Teatro Oficina

Foi no final de reunião de Câmara que Domingos Bragança confirmou a saída de José Bastos e Frederico Queiroz aos jornalistas. Durante a tarde, A Oficina emitiu um comunicado dando conta de que já existe substituto para José Bastos: João Pedro Vaz, que atualmente é responsável pelo Teatro Oficina, vai assumir a direção artística da instituição na medida em que “corresponde à visão de política cultural prosseguida ao longo dos últimos anos e aos desafios que a Câmara Municipal, a Oficina e Guimarães têm pela frente”.

Já Frederico Queiroz, atual Diretor de Planeamento e Controlo de Gestão da cooperativa, ainda não tem substituto, estando A Oficina, neste momento, à procura “de uma solução que corresponda ao crescente grau de exigência daquela estrutura”.

Adelina Paula Pinto, presidente d’A Oficina, no mesmo comunicado, esclareceu que “estas substituições se prendem única e exclusivamente com os motivos pessoais apresentados por ambos os diretores, que pretendem abraçar novos desafios, considerando que existe uma relação profissional e pessoal de grande estima e consideração mútuas”. Aproveitou ainda para agradecer “a José Bastos todos os anos de dedicação à afirmação do projeto cultural vimaranense e da estrutura A Oficina em especial”, assim como a Frederico Queiroz “pela tenacidade demonstrada num período especialmente difícil daquela estrutura, por via dos constrangimentos orçamentais colocados pelo anterior Governo”.

Fotos: DR