Guimarães conhece hoje o seu primeiro autocarro elétrico

comercio de Guimaraes FA

Guimarães recebe hoje o primeiro autocarro 100% elétrico, associado ao transporte regular de passageiros, no âmbito da concessão dos TUG – Transportes Urbanos de Guimarães.

No âmbito de candidatura ao programa POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão Ambiental, o concessionário Transurbanos de Guimarães, Transporte de Passageiros, Lda, empresa detida pela ARRIVA Portugal, promoveu a aquisição de um veículo pesado de transporte de passageiros vocacionado para o transporte público, com caráter regular, num investimento total de 508.000 euros, tendo sido comparticipado em 200 mil euros.

A apresentação decorre esta quinta-feira, 29, com a receção aos convidados na sede da Arriva Portugal – Norte, freguesia de Pinheiro, às 10h30. Segue-se uma apresentação pública do autocarro elétrico, com percurso pela Linha Cidade. Às 11h30, no Salão Nobre do Município, está agendada uma sessão pública de apresentação do novo autocarro com as intervenções de Manuel Oliveira, Presidente da Arriva Portugal – Norte, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

O autocarro produzido em Portugal pela Caetano Bus, carateriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar a combustão, e conjunto de baterias de apoio, que lhe permitem uma autonomia de 150 km. Esta premissa não dispensou outras valências, caraterísticas da generalidade do material circulante, como a tipologia ‘low floor’, ‘low entry’ ou o acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

A Câmara de Guimarães promoveu simultaneamente a instalação de um posto de carregamento rápido na Estação Central de Camionagem, equipamento que permitirá o funcionamento contínuo do autocarro elétrico diariamente. O posto de carregamento rápido tem na potência instalada, 150 kw, a sua principal particularidade, constituindo-se, à data, como um equipamento único no país.

Sem ruído, sem emissões, sem combustíveis fósseis, a Linha Cidade dá o seu contributo na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães.