O Conservatório de Guimarães e a Câmara sugerem: CANTANIA 2018 leva a palco 340 alunos vimaranenses no Concerto Final “Partículas”

Pelo 2º ano consecutivo, o Projeto Cantania, produzido por L’Auditori de Barcelona e organizado pelo Município e Conservatório de Guimarães, apresenta o espetáculo final que junta alunos de 11 escolas do concelho. O palco será o grande Auditório do CCVF.

No próximo sábado, 2 de junho, às 18h00, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, tem lugar o espetáculo final do projeto Cantania, que juntará 340 alunos de 11 escolas do Concelho de Guimarães. Intitulado “Partículas”, com música da autoria de LLuís Vidal e texto da autoria de Segi Belbel, o espetáculo terá a direção musical a cargi de Elisenda Carrasco I Ribot, Oriol Castanyer e Montserrat Meneses.

unnamed.jpg

Cantania é um projeto de canto participativo para alunos em idade escolar, entre os 8 e os 13 anos que, ao longo do ano letivo, ensaiam canções, coreografias e preparam adereços com a ajuda dos professores na sala de aula. O projeto foi concebido e é produzido pelo serviço educativo d L’Auditori de Barcelona. Em 2016 cumpriu 27 anos de existência.  A partir de Barcelona, o projeto tem crescido, tendo-se estendido ao resto da Catalunha, Madrid, Valladolid, Sevilha, Salamanca, Zaragoza, Alcanyís, Caracas, México D.C, Mainz, Bremen e Bruxelas.

Em Guimarães, o projeto Cantania começou a ser implementado no ano de 2016, com a participação de oito escolas (Virgínia Moura, João de Meira, Abel Salazar, Gil Vicente, Arqueólogo Mário Cardoso, Caldas das Taipas, Francisco de Holanda – Egas Moniz e Santos Simões) e do Conservatório de Guimarães. A conclusão desta 1ª edição teve lugar a 22 de Junho/2017, com um espetáculo final que reuniu em palco os alunos das escolas participantes.

A 2ª edição do CANTANIA conta com a participação de cerca de 340 alunos, oriundos do Conservatório de Guimarães e das seguintes escolas do concelho: E.B. 1 Centro Escolar Abel Salazar, E.B. 1 Centro Escolar de Ponte, E.B. 1 Salgueiral, E.B. 1 Santa Luzia, E.B. 1 Valinha, E.B. 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, E.B. 2,3 Briteiros, E.B. 2,3 Caldas das Taipas, E.B. 2,3 Gil Vicente, E.B. 2,3 Egas Moniz e E.B. 2,3 e Secundária Santos Simões.

Cantania 2018 é produzido por L’Auditori e organizado pelo Município de Guimarães e a SMG-Conservatório de Guimarães.