José Manuel Meirim foi eleito presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em 04 de Junho de 2016. Formado em Direito Desportivo, antes de tomar o cargo, estava sempre a dar a sua opinião nas televisões diversas, nos jornais, a troco de um cachet, pois ninguém trabalha de borla. Gostava de o ouvir e fiquei com a ideia de que a partir do momento que tomou posse, iríamos ter uma justiça desportiva mais clara e mais justa.
Enganei-me. No dia 28 de janeiro de 2017, realizou-se o jogo Estoril-Porto, para a 19ª. jornada da Liga NOS. A segunda parte demora a arrancar por força dos petardos que os adeptos do Porto atiraram para o guarda-redes Moreira, do Estoril e que teve de ser assistido pelos médicos. Toda a gente viu. Elabora-se um processo disciplinar que não se sabe quando terá fim.
No dia 29 de janeiro de 2017, na final da Taça CTT (Liga) e após a marcação do golo do Moreirense, foram rebentados dois petardos no recinto do jogo, que interrompeu o mesmo, pois houve jogadores do Moreirense feridos. Os petardos vieram da bancada dos adeptos do Braga, toda a gente viu. Elabora-se um processo disciplinar que não se sabe quando terá fim.
No dia 04 de março de 2017, realizou-se o jogo entre o Feirense e o Benfica, para 24ª. jornada da Liga NOS. O jogo começou depois da hora prevista, por causa de rebentamento de petardos e tochas. Quando o Benfica marcou o golo, voltaram a cair tochas, petardos e cadeiras, estando o jogo interrompido. Toda a gente viu. Elabora-se um processo disciplinar que não se sabe quando terá fim.
No dia 17 de março de 2013, realizou-se o jogo entre o Vitória e o Benfica, da Liga NOS. Houve arremesso de tochas e petardos e o jogo esteve interrompido. Na terça-feira seguinte o Conselho de Disciplina (não chefiado pelo Dr. Meirim) puniu o Vitória com o jogo à porta fechada.
Senhor Doutor José Manuel Meirim, onde está a coerência da Disciplina Desportiva? O senhor mudou a forma de analisar “as coisas”, depois de ter tomado o cargo. Começou a ter medo dos clubes ditos “grandes”? É que quando comentava e não estava no lugar falava de direito desportivo, agora mudou?
Haja coragem.
