Futebol Distrital: Pevidém a um passo de subir de divisão

O Pevidém ficou a um triunfo da subida à Pró-Nacional (principal escalão da Associação de Futebol de Braga) e a quatro pontos do título da Série B da Divisão de Honra, com um triunfo sobre o São Paio, segundo classificado, por 3-0, em partida da 25.ª jornada, embora sem a facilidade que os números traduzem. A equipa de Ricardo Teixeira tem agora 57 pontos, mais 11 do que a equipa de Vizela e mais 12 do que os vimaranenses do Amigos de Urgeses, a cinco rondas do fim.

Com muita gente nas bancadas, o jogo começou num ritmo bastante alto, com a bola sempre perto das duas balizas e ambas as equipas a apostarem num futebol mais direto. Paulatinamente, o Pevidém ganhou algum domínio na partida, mas, ao longo do primeiro tempo, tanto os vimaranenses como os vizelenses criaram algumas situações de perigo, e o jogo acabou por chegar ao intervalo empatado a zero.

Os “azuis” acabaram por fazer o primeiro golo logo a abrir a segunda parte, com um remate de belo efeito à entrada da área, e, pouco depois, Fabinho fez o segundo numa jogada bem elaborada. A equipa de Selho S. Jorge apoderou-se da partida, e Diogo Lopes sentenciou a partida, ao fazer o terceiro golo. Confortável na partida, a formação de Ricardo Teixeira proporcionou, no último quarto de hora, um “festival” de golos falhados que lhe poderiam ter valido um resultado “esmagador” perante um S. Paio sem reação.

Amigos de Urgeses falha oportunidade e Ronfe vence dérbi

O Amigos de Urgeses, a outra equipa de Guimarães na luta pela subida ao escalão principal da AF Braga, perdeu por 2-1 diante do Antime e, além de ter falhado a ultrapassagem ao S. Paio, mantendo o terceiro lugar, viu o adversário de sábado chegar aos 42 pontos, a três de distância, que lhe valeu a reentrada na luta.

Nos jogos das restantes equipas vimaranenses, o Ronfe venceu o Ponte por 3-2 que alcançou a sexta vitória em casa, que o mantem em sétimo lugar na tabela classificativa, com 37 pontos. O Ponte manteve o nono lugar, com 33. Mais abaixo na tabela, o Santiago Mascotelos segurou o 12.º posto, o primeiro acima da zona de despromoção, passando a contar 26 pontos, após o empate com o Pica (1-1). Já o Airão perdeu 3-0 em casa com o Bairro e é 10.º, com 30 pontos.

Pró-Nacional: Brito aproxima-se do topo

O Brito derrotou o Joane por 3-2, em partida da 28.ª jornada da principal divisão da AF Braga e subiu à vice-liderança, com 52 pontos, e ficou a cinco do líder Arões, que empatou 1-1 com o Santa Maria, tendo ainda ultrapassado o Maria da Fonte (perdeu 2-1 em casa, com o Vieira) além de ter deixado o adversário de domingo para trás, no quarto lugar, com 48. No próximo sábado, Brito e Arões defrontam-se em Fafe, num jogo praticamente decisivo para as aspirações da equipa vimaranense quanto à subida ao Campeonato de Portugal.

O Taipas aproveitou a derrota do Joane com o Brito para ficar a dois pontos do quarto lugar, após vencer, no Campo do Montinho, o Porto d’Ave por 3-0. O Serzedelo empatou 0-0 no terreno do Amares e manteve o 11.º lugar, com 30 pontos.

1.ª Divisão: Ases continua perseguição ao Ribeirão

O Ases alcançou um triunfo por 1-0 no dérbi com o Longos, em jogo da 23.ª jornada da série C do escalão mais baixo da AF Braga, e manteve o segundo lugar, com 50 pontos, ficando a seis do Ribeirão, que perdeu frente ao Polvoreira, equipa de Guimarães que é quinta classificada. O Prazins e Corvite continua em terceiro, a três pontos do Ases, após ganhar ao Valinha por 2-1, e o Sandinenses em quarto, com 43 pontos, após bater o Mouquim por 2-0.

Texto: Paulo Jorge Lemos