Senhora da Luz festeja-se este fim de semana

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz já começaram. Sexta-feira foi dia de feira do gado e concurso pecuário com entrega de prémios. Mas também não faltou animação com o Grupo Folclórico de S. Torcato, cantares ao desafio, uma tarde juvenil, fogo-de-artifício e atuação do Famma Show.

Hoje, sábado, há desfile e gincana de tratores, estando um dos momentos solenes da festa marcado para as 20h00 com Missa na Capela Senhora da Luz seguida de procissão de velas até São Lázaro. Às 22h00 há atuação de Maria Lisboa.

Amanhã, domingo, a procissão que junta quatro andores finamente ornamentados, várias dezenas de figurantes com vestidos de veludo, asas, espadas, coroas e mantos a rastos, acessórios e conjuntos que recriam momentos bíblicos e faz levantar de madrugada as mulheres da freguesia que durante a semana já juntaram quilos e quilos de pétalas de flores e se aprumam para fazer o tapete sobre o qual passará a Senhora da Luz, tem saída marcada da Capela de S. Lázaro às 10h00 sendo abrilhantada pela Banda Musical de Pevidém. À tarde há Festival de Folclore com cinco grupos, incluindo o anfitrião, a Casa do Povo de Creixomil. E nunca faltam comes e bebes na barraca, nem a tombola dos escuteiros ou a exposição de animais e venda.

Numa festa organizada pela Comissão de Festas, com o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Luz e da Paróquia de S. Miguel de Creixomil, há transmissão de saberes. Não é silenciado nem negado o apelo que vem ou dos mais velhos, dos familiares que outrora participaram, ou dos amigos e vizinhos que pedem ajuda para levar por diante a tradição. As comissões, quem se junta à Irmandade ou o grupo de mesários, fazem-se de rostos velhos e novos por amor à Senhora da Luz.

Texto e Foto: Paula Fernandes Teixeira