Condecorações do 24 de Junho: Pedro Mendes

Medalha Municipal de Mérito Desportivo

Nasceu na vila da Moreira de Cónegos, em 1979. Iniciou a sua formação desportiva no Vitória Sport Clube em 1990 com onze anos de idade. Percorreu todos os escalões da escola de formação do Vitória, tendo sido internacional pelas seleções nacionais jovens desde os sub 15 até aos sub-21 num total de 21 internacionalizações.

No F.C. Porto venceu a Liga Portuguesa e a “Liga dos Campeões” na época 2003/2004, na final disputada com o Mónaco. Transferiu-se depois para o Tottenham (Inglaterra), Portsmouth (Inglaterra) e Glasgow Rangers (Escócia), tendo regressado a Portugal em 2009/2010 para representar o Sporting.

Integrou a Seleção Nacional A que disputou o Mundial da África do Sul, em 2010, com dez internalizações entre a fase de grupos e a fase final. Regressou ao Vitória na época 2011/2012 onde terminou a sua carreira.

Foi um dos jogadores de futebol, naturais de Guimarães com formação no futebol vimaranense, que mais elevado nível atingiu no primeiro patamar do futebol nacional e europeu. Continua a residir em Guimarães, sendo Agente FIFA desde 2012.

Pedro Mendes é um exemplo e referência para o grande número de jovens que, nos vários clubes de formação local, procuram seguir os seus passos e atingir o seu patamar.

in Prospeto distribuído por ocasião da Sessão Solene de 24 de junho

ipsis-verbis