“Convívios ao Piano” destacam pianistas emergentes

Começa hoje, 30, o ciclo de concertos ao piano, na Convívio – Associação Cultural e Recreativa e tem como diretor artístico Pedro Emanuel Pereira. Pretende abordar a novíssima e consagrada geração de pianistas, com os seus percursos académicos recentemente terminados e em pleno início de carreiras profissionais.

O Festival de Música “Convívios ao Piano”, iniciativa apoiada pela Câmara Municipal, versa sobre o piano e a literatura musical para este instrumento. Trata-se de um ciclo de sete concertos que pretende atrair os melómanos e público em geral, bem como o vasto universo dos alunos e professores das escolas de música de Guimarães e da região.

De entre os objetivos da iniciativa, destaque para a captação de novos públicos, o reforço de Guimarães como concelho de referência na área cultural, o incentivo da aprendizagem do piano e o fomento do turismo cultural.

O cartaz está já definido e terá os seguintes concertos (sábados às 19 horas):

30 de Dezembro – João Casimiro Almeida (piano)
13 de Janeiro –  Luís Costa (piano), José de Eça (voz)
3 de Fevereiro – Pedro Emanuel Pereira (piano)
24 de Fevereiro – José Miguel Borges (piano)
10 de Março – João Pedro Almeida (piano)
17 de Março – Pedro Emanuel Pereira (piano), Carlos Ferreira (Clarinete)
7 de Abril – Marian Pivka, (piano), Eliseu Silva, (violino) – concerto de encerramento

Para além dos concertos, “Convívios ao Piano” propõe atividades paralelas que incluem tertúlias com os artistas, destinadas a jovens estudantes, e masterclasses dirigidas por músicos presentes no festival e destinadas a alunos da região.

A entrada nos concertos é gratuita, limitada à capacidade do Salão Nobre do Convívio, sendo necessário efetuar reserva prévia através do email convívio.gmr@gmail.com.