Laboratório de Escrita com Manuela Ferreira

É já este sábado, 10, que se realiza um Laboratório de Escrita com o tema “Biografia, Memória e Ficção”. Neste segundo laboratório, a Objeto é o indutor da escrita. A inscrição tem um custo de 20 euros. Começa às 15h00 e termina às 18h00.

Neste laboratório pretende-se explorar a escrita tendo como ponto de partida o património pessoal, poético e íntimo dos participantes. Cada pessoa tem em si um arquivo, um depósito de experiências, textos e imagens capaz de criar biografias cénicas que têm um modo singular de conectar o individual e o social, articulando o pessoal, o familiar e o histórico. Aqui a tarefa de recordar faz de cada indivíduo o historiador de si próprio e veículo vivo da memória humana.

Recorrendo a ferramentas da escrita e do teatro, os participantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar a metodologia de trabalho da encenadora Manuela Ferreira, no processo de construção de ficções dramáticas.

As inscrições estão disponíveis aqui.

Artista no SITI Conservatory 16-17 com a SITI Company de Anne Bogart em Nova Iorque, onde treinou Suzuki e Viewpoints e encenou o espectáculo Adam & Evie de Chuck Mee. Manuela Ferreira é encenadora e dramaturgista. Exerce atividade na pedagogia do teatro. Concebe e orienta oficinas para diferentes grupos e contextos de formação. Também tem programado e coordenado vários projetos educacionais. Destaca-se o trabalho que desenvolve na área do Teatro com a Comunidade – uma das temáticas centrais gira em torno da memória e do património pessoal enquanto pontos de partida na construção de ficções dramáticas. Mestrado em Artes Cénicas pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.