Já começaram as festas em honra de Nossa Senhora da Luz, na freguesia de Creixomil. Está tudo pronto para três dias de romagem ao monte onde reza a lenda D. Afonso Henriques terá olhado para os céus e rogado para que lhe dessem mais uma hora de luz de modo a conseguir vencer a Batalha de São Mamede. Após o sucesso da contenda, o primeiro Rei de Portugal mandou construir a Capela de Nossa Senhora da Luz, também conhecida por Senhora das Candeias.
As principais ruas da freguesia já estão decoradas com os habituais arcos de luzes coloridos… As janelas e varandas já ostentam bandeiras… As colchas foram tiradas do armário e as flores, colhidas e cortadas, aguardam o momento em que as mulheres de Creixomil prepararão os tapetes de flores que servirão de piso à passagem da Santa.
Há carrosséis e barracas de farturas. Uma feira do gado com concurso pecuário e prémios. Concertos, um festival de folclore, a habitual barraca de comes e bebes gerida pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz, na qual não faltam petiscos, pratos e doces caseiros, e canecas de bom vinho.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz têm como momentos altos as procissões que levam à rua centenas de devotos da Santa das Candeias. A procissão de velas realiza-se sábado pelas 20:00, com início na capela e fim em São Lázaro. Já a procissão de anjinhos, que antecede a missa solene da festa, está marcada para domingo às 10:00, saindo da capela de São Lázaro… A par dos andores decorados, dezenas de crianças com vestidos alusivos a passagens bíblicas “enfeitam” um cortejo presidido pelos irmãos da Irmandade de Nossa Senhora da Luz e abrilhantado pela Banda Musical de Pevidém.
Texto e Foto: Paula Fernandes Teixeira – creixomilense
