Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz

Já começaram as festas em honra de Nossa Senhora da Luz, na freguesia de Creixomil. Está tudo pronto para três dias de romagem ao monte onde reza a lenda D. Afonso Henriques terá olhado para os céus e rogado para que lhe dessem mais uma hora de luz de modo a conseguir vencer a Batalha de São Mamede. Após o sucesso da contenda, o primeiro Rei de Portugal mandou construir a Capela de Nossa Senhora da Luz, também conhecida por Senhora das Candeias.

As principais ruas da freguesia já estão decoradas com os habituais arcos de luzes coloridos… As janelas e varandas já ostentam bandeiras… As colchas foram tiradas do armário e as flores, colhidas e cortadas, aguardam o momento em que as mulheres de Creixomil prepararão os tapetes de flores que servirão de piso à passagem da Santa.

Há carrosséis e barracas de farturas. Uma feira do gado com concurso pecuário e prémios. Concertos, um festival de folclore, a habitual barraca de comes e bebes gerida pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz, na qual não faltam petiscos, pratos e doces caseiros, e canecas de bom vinho.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz têm como momentos altos as procissões que levam à rua centenas de devotos da Santa das Candeias. A procissão de velas realiza-se sábado pelas 20:00, com início na capela e fim em São Lázaro. Já a procissão de anjinhos, que antecede a missa solene da festa, está marcada para domingo às 10:00, saindo da capela de São Lázaro… A par dos andores decorados, dezenas de crianças com vestidos alusivos a passagens bíblicas “enfeitam” um cortejo presidido pelos irmãos da Irmandade de Nossa Senhora da Luz e abrilhantado pela Banda Musical de Pevidém.

Texto e Foto: Paula Fernandes Teixeira – creixomilense