Ilda Pereira no quarto lugar da prova que abriu o World Marathon Series UCI na Europa

A 27ª edição da Roc Laissagais decorreu nos dias 7 e 8 de abril de 2018, abrindo a época das World MarathonSeries UCI na Europa. Sob a égide da Federação de Ciclismo Francesa e da União Ciclista Internacional, a Organização desta edição propôs aos participantes novidades no desenho dos circuitos, aumentando os quilómetros de single track através da floresta de Palanges.

O Roc Laissagais é um desafio internacional muito competitivo: não só os atletas são de elite UCI como o circuito é altamente exigente: “Na minha opinião, particularmente até ao km 30, é uma espécie de XCO (Cross Country Olímpico), há uma repetição de sobe-e-desce que faz com que os corredores tenham de estar sempre no limite das suas capacidades físicas e de atenção! Este ano, pessoalmente, achei os saltos e os serpenteados das linhas de Enduro 5*. Sendo muito divertido, o perfil não engana: depois do XCO vem a duríssima “maratona”, com quatro “horríveis” subidas que surgem precisamente quando os atletas já tinham dado tudo – ali mesmo, nos últimos 15 quilómetros, quando já só quero acabar e não há pernas depois de 4h de corrida, com um vento que me atira, literalmente, para fora da bike!”, diz Ilda Pereira.

Luethi Ariane (CH) conquistou o primeiro lugar prova, Ann Rebecca (UK) ficou em segundo, Santanyes Sandra (Spain), em terceiro, a vimaranense Pereira Ilda (PT) ficou em quarto lugar e Janas Bettina (DE) em quinto.