Exercício de liberdade: Todos os discursos do 25 de Abril

O Duas Caras publica na íntegra todos os discursos feitos na sessão solene evocativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal, que decorreu ontem, na Plataforma das Artes. Eis os discursos, sendo que alguns foram feitos pelos líderes das candidaturas à Assembleia Municipal, por ordem de intervenção:

Rita Caldas, Movimento Partido da Terra

Eu não consigo explicar este paradoxo de sermos a geração mais capaz com menos provas dadas. A quem lhes foi dado tudo e não consegue nem o que os anteriores conseguiram.

Sónia Ribeiro, Bloco de Esquerda (candidata à AM)

Hoje, 43 anos depois, dizemos é necessário afirma e repor Abril, contra a escalada neoliberal, contra o empobrecimento do país, contra o garrote da dívida, contra o saque da banca perpetrado pelos banqueiros.

Rui Correia, CDS

A liberdade tão apregoada não é uma verdade absoluta. O poder condiciona. O poder impede. O poder persegue e tudo isto apenas para que se possa continuar a ser poder. E não propriamente para trabalhar em prol das populações.

Mariana Silva, CDU (candidata à AM)

Termino fazendo a justa homenagem a todos quantos lutaram para que hoje pudessemos comemorar. Aos valorosos militares de Abril, mas também ao povo que nunca deixou de lutar, e particularmente àqueles que deram tudo, incluindo a própria vida.

José Pedro Aguiar-Branco, PSD (candidato à AM)

A grilheta mais pérfida com que a ditadura encarcerou um povo inteiro não foi apenas do metal das armas nem do azul do lápis da censura, a grilheta mais pérfida está nesta ideia de país pequeno, pobre e periférico.

José João Torrinha, PS (candidato à AM)

Com aqueles homens bons de que vos falava e com outros que serviram Guimarães, aprendi que é possível estar na vida política jogando limpo, com elevação, com respeito pelo adversário.

António Magalhães, presidente da Assembleia Municipal de Guimarães

Sumariamente, diria que somos outro país. Evoluímos em variadíssimos parâmetros da nossa sociedade, como é mister reconhecê-lo. Foram dados passos significativos quanto ao estatuto que é devido à mulher, na garantia dos direitos dos trabalhadores, no reforço do poder local.